Foram os tratores de esteiras, especificamente o modelo 70CI – que se tornou o nacionalizado AD7 – os responsáveis por abrir as portas para a marca, ainda Tratores Fiat do Brasil, a começar a atuar no país nas décadas de 60 e 70. Desde então até os dias de hoje, a New Holland Construction não só ampliou sua linha de tratores de esteiras e sua participação no mercado, como compôs uma linha completa de produtos formada por escavadeiras hidráulicas, escavadeiras de rodas, retroescavadeiras, motoniveladoras, pás-carregadeiras, minicarregadeiras, miniescavadeiras e manipuladores telescópicos, que atendem às mais diversas aplicações em obras de infraestrutura, construção civil, mineração, agricultura, entre outros.
Os tratores de esteiras foram como abre-alas para a New Holland Construction no Brasil e também costumam atuar dessa maneira em obras de grande porte e naquelas realizadas em terrenos ainda pouco explorados. “Os tratores de esteiras, juntamente com as motoniveladoras, geralmente são os equipamentos da linha de frente de grandes obras, posicionando-se como verdadeiros desbravadores no canteiro e abrindo espaço para os demais equipamentos”, explica Marcos Rocha, gerente de Marketing de Produto da New Holland Construction para a América Latina.
Com a robustez já tradicionalmente reconhecida, os tratores de esteiras atuam com eficiência em atividades de construção e infraestrutura, como movimentação, compactação e terraplenagem. E também em operações agrícolas, como serviços de canalização, valetamento, assoreamento, curva de nível, gradeação, adubação, cultivo, irrigação, entre vários outros, para as culturas de arroz, soja, trigo, milho, cana, além de colaborar de diversas formas com a pecuária e com as associações agrícolas de forma geral.
Na linha de tratores de esteiras New Holland, o maior destaque atual é o modelo D180C, primeiro com tecnologia de transmissão hidrostática, com potência superior a 200hp, produzido no Brasil. O D180C, máquina lançada em 2015, reúne qualidades já conhecidas nas linhas D150B e D140B, acrescentando uma dose ainda maior de tecnologia, robustez e produtividade.
“O D180C carrega o DNA de inovação da New Holland Construction, marca que traz em seu histórico a introdução de diversas tecnologias ao mercado de máquinas de construção”, afirma Rocha. “Somos hoje a marca com a maior linha de tratores de esteiras de até 250 hp produzida no Brasil, sempre procurando apresentar aos nossos clientes novidades que representem ganhos em produtividade e eficiência, assim como a redução dos custos de operação”, completa o executivo. Fabricado na unidade industrial da New Holland em Contagem (MG), o novo modelo pode ser adquirido pelas linhas de crédito do Finame e tem chamado atenção pelo peso operacional adequado para o serviço de compactação, qualidade necessária para atividades em aterros sanitários (confira matéria).
AGILIDADE E MENOR CUSTO DE MANUTENÇÃO
De acordo com Fernando Neto, especialista de Marketing de Produto, a transmissão hidrostática é um dos principais atributos do D180C, diferentemente dos sistemas de transmissão mecânicos comumente encontrados nos tratores de esteiras, principalmente nos de grande porte. Para o operador, a inovação presente nesse trator representa mais conforto e produtividade. Para a máquina, menos desgaste mecânico e, consequentemente, queda nos custos operacional e de manutenção.
“Não há necessidade de passar marcha, pois a tecnologia de transmissão hidrostática não possui os dispositivos mecânicos encontrados em um trem de força tradicional, como transmissão mecânica, conversor de torque, dumper, pacotes de freio, embreagem de direção, entre outros itens de desgaste que geram maiores custos de manutenção e reparo”, explica o especialista.
Em vez de tudo isso, segundo ele, há somente um sistema de bomba dupla de pistões (fluxo variável) conectado, de forma independente, a dois motores hidráulicos. Todo o controle de deslocamento se faz por um joystick que possibilita virar, com tração, ambas as esteiras ou até mesmo a realização do giro em torno do seu eixo central – a chamada contra-rotação.
Além disso, o D180C possui o motor NEF 6, da FPT Industrial, com 214 hp de potência líquida, acoplado diretamente ao sistema de transmissão hidrostática, que não só garante menores emissões de poluentes na aplicação de construção como entrega um excelente desempenho aliado a um baixo consumo de combustível.
HISTÓRICO DE CONFIANÇA
Um aterro em Contagem (MG), que recebe um volume diário de quase uma tonelada por dia de lixo doméstico, tem um D180C em operação desde janeiro de 2016. “A máquina chegou para uma demonstração do Teste e Comprove, e não voltou para a fábrica”, conta Neto.
O proprietário da Max Terraplenagem, Paulo Oliveira, destaca que, além da alta produtividade e baixo consumo, o fato de não haver a necessidade de realizar adaptações ou mudanças estruturais na máquina foi decisivo. “O D180C é apropriado para atuar em aterro, aplicação onde o desgaste de componentes, principalmente na parte inferior do equipamento, é natural. Digo isso porque não foi preciso usar reforços ou chapas de sacrifício e tenho tratores da concorrência”, explica. A aquisição foi aprovada pelo operador de máquinas Warley Prates Rodrigues que destacou o conforto da cabine e facilidade de operação.
O relacionamento com a marca New Holland é antigo, desde 1979. “Tive um D7B (antigo 7D) e, desde então, reconheço a confiança operacional, rendimento e bom atendimento das máquinas New Holland”, completa Oliveira. Na Max, Sr. Paulo ou Paulinho, como é conhecido, tem em sua equipe os filhos Arthur e Guilherme. “Ambos, como eu, começaram a trabalhar cedo. Eu tive oportunidade na empresa do meu irmão Geraldo, da Transporte Gemar. Com 17 anos já tinha cinco tratores sob minha responsabilidade e depois que saí de lá, abri o meu negócio com seu apoio”, relembra.
Além de Minas Gerais, em atividades de aterro e obras de terraplenagem, a Max atua na Bahia e no Pará, com subsolagem para plantio de eucaliptos e destoca. Em todos os estados são atendidos pela Bamaq.
SATISFAÇÃO
Paulo Oliveira, da Max Terraplanagem, com o filho Arthur e o operador Warley
LONGA PARCERIA
A história de Oliveira com a marca tem quase 40 anos.