Segundo dados do governo federal o leilão de pelo menos 15 lotes de estradas, totalizando 6.974 quilômetros estão previstos para os próximos anos.
O Brasil é um país rodoviário, e a sinalização viária é um mercado em expansão.
E no coração da produtividade da pintura das sinalizações, estão os compressores de ar portáteis.
Existem equipamentos de pintura que integram já um compressor, mas se por um lado o projeto é especializado na aplicação eficiente da tinta, seus fabricantes não são especialistas em compressores. Por isso normalmente o tipo de compressor integrado utilizado não é o mais eficiente, comumente de arquiteturas mais antigas e defasadas tecnologicamente. Até mesmo porque assim se obtém um barateamento no custo final do equipamento.
Por isso, utilizar um compressor de ar tipo parafuso associado, ao invés do tipo pistão integrado, pode trazer resultados bem melhores. Um modelo de última geração, de 90 pcm, por exemplo, consegue alimentar sistemas de aplicação de tinta com alta produtividade e eficiência. E se por um lado o custo de aquisição pode ser maior, por outro os valores investidos podem ser recuperados rapidamente através de um menor consumo de combustível e manutenção reduzida.
Um dos fatores que reduz o custo de manutenção é o fácil acesso aos componentes
Dentre outras vantagens: menor arraste de óleo para linha que pressuriza os vasos de pintura evitando a contaminação da tinta (até 30 vezes menor), maior eficiência na produção do ar comprimido (ilustrado abaixo), menor nível de ruído (até 25 dB(A) a menos), tempo de pintura otimizado.
A ilustração abaixo também comprova que o compressor de ar acionado por pistão é 30% menos eficiente que a tecnologia parafuso.
Exemplo de Eficiência com Compressor Pistão
O compressor de pistão comprime até 70% do ar aspirado, enquanto o de parafuso comprime em torno de 98%. Maior eficiência com um menor gasto de combustível.